Azoto (N)

quinta-feira, 12 de abril de 2012


O Azoto é responsável pelo vigor da planta e pela abundância de folhas verdes e viçosas.
O Azoto é parte integrante das células vivas, necessário na constituição de proteínas e enzimas. Está directamente envolvido em processos metabólicos que permitem a síntese e transferência de energia.
O Azoto faz parte da molécula da clorofila, o pigmento que dá a cor verde ás plantas e que é responsável pelos processos fotossintéticos.

Sintomas:
A sintomatologia surge nas folhas mais velhas e da parte mais inferior da planta. As folhas ficam mais claras de cor verde pálido que se torna progressivamente em amarelo, incluindo as nervuras das folhas. Se a deficiência persiste as folhas acabem por cair. A planta fica no seu geral com um aspecto raquítico e amarelo.


Solução:
  • Aplicação do fertilizantes químicos ricos em azoto
  • Aplicação de adubos orgânicos (estrume, composto orgânico), que libertam azoto à medida que se decompõem, fornecendo continuamente alimento à planta



Excesso de azoto:
Muitas vezes as pessoas pecam por excesso, e adubam em demasia as suas plantas. O excesso de azoto pode também trazer problemas para as plantas. Assim, as plantas crescem exageradamente, mas com caules finos e tenros, ficando mais susceptíveis a pragas e doenças, ao granizo, a geada, etc..
O predomínio de uma vegetação exuberante não permite o desenvolvimento da floração.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB